1.
Leia o texto
Passe a usar produtos nacionais. Abacaxi, manga, banana. São baratos e
são nossos. Vá ao sacolão. Muita sálvia, manjericão e alecrim no macarrão.
Vamos acabar com os impostos.
Sérgio Micelli 80 ideias
para 2003. Folha de São Paulo.
a)
Identifique
o(s) período(s) simples.
1º período: “Passe a usar produtos
nacionais”;
2º período: “Vá ao sacolão”;
3º período: “Vamos acabar com os impostos”.
b) Identifique o(s) período(s) composto(s).
“São baratos e são nossos”.
c) Além das frases nominais, que tipo de período predomina
nesse texto?
Observação:
frase sem verbo é chamada de frase nominal. Predomina o período simples.
d) Transforme a frase nominal “muita sálvia,
manjericão e alecrim no macarrão”, acrescentando a ela um verbo.
Sugestões: Acrescente / Coloque
/ Use / Adicione
muita sálvia, manjericão e alecrim no macarrão.
e)
Transforme
o trecho a seguir em um único período – “Passe a usar produtos nacionais. Abacaxi, manga, banana. São baratos e são nossos.”.
Sugestão: Passe a usar produtos
nacionais, como abacaxi, manga, banana, porque são baratos
e são nossos.
2.
Transforme
os períodos simples a seguir em períodos compostos.
a) É importante sua presença na festa.
É importante que você esteja presente na festa.
b) Temos receio de sua volta.
Temos receio de que você volte.
3. Observe o seguinte período simples.

a) Transforme-o em período composto por
subordinação, substituindo o termo destacado por uma oração.
Sugestão: Às vezes, as
crianças, imaginam / que há fantasmas no quarto.
b) A oração que você escreveu é principal ou
subordinada? Justifique.
É uma oração
subordinada, pois funciona com um termo (objeto direto) da oração principal.
http://madreclelia.redesagradosul.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2013/09/exerc%C3%ADcios-1_gabarito.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário