quarta-feira, 5 de abril de 2017

Gabarito dos exercícios período simples e composto

1.      Leia o texto
Passe a usar produtos nacionais. Abacaxi, manga, banana. São baratos e são nossos. Vá ao sacolão. Muita sálvia, manjericão e alecrim no macarrão. Vamos acabar com os impostos.

Sérgio Micelli 80 ideias para 2003. Folha de São Paulo.

a)  Identifique o(s) período(s) simples.
1º período: “Passe a usar produtos nacionais”;
 2º período: “ao sacolão”;
3º período: “Vamos acabar com os impostos”.

b)  Identifique o(s) período(s) composto(s).
São baratos e são nossos”.

c)  Além das frases nominais, que tipo de período predomina nesse texto?
Observação: frase sem verbo é chamada de frase nominal. Predomina o período simples.

d)   Transforme a frase nominal “muita sálvia, manjericão e alecrim no macarrão”, acrescentando a ela um verbo.
Sugestões: Acrescente / Coloque / Use / Adicione muita sálvia, manjericão e alecrim no macarrão.

e)   Transforme o trecho a seguir em um único período – “Passe a usar produtos nacionais. Abacaxi, manga, banana. São baratos e são nossos.”.
Sugestão: Passe a usar produtos nacionais, como abacaxi, manga, banana, porque são baratos e são nossos.



2.      Transforme os períodos simples a seguir em períodos compostos.

a)  É importante sua presença na festa.
É importante que você esteja presente na festa.

b)  Temos receio de sua volta.
Temos receio de que você volte.


 3.      Observe o seguinte período simples.
Às vezes, as crianças, imaginam coisas.

a)    Transforme-o em período composto por subordinação, substituindo o termo destacado por uma oração.
Sugestão: Às vezes, as crianças, imaginam / que fantasmas no quarto.

b)  A oração que você escreveu é principal ou subordinada? Justifique.

É uma oração subordinada, pois funciona com um termo (objeto direto) da oração principal.
http://madreclelia.redesagradosul.com.br/wp-content/uploads/sites/3/2013/09/exerc%C3%ADcios-1_gabarito.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário