segunda-feira, 3 de abril de 2017

COESÃO- ASPECTOS FORMAIS



Exercícios

1[)   Reescreva estes trechos, realizando a coesão seja no nível lexical, seja no gramatical:

a) A deputada parecia nervosa. A deputada havia sido vítima de um assalto.
b) O menino entrou depressa no supermercado. O menino parecia estar fugindo de alguém.
c) A Enterprise partiu da estação espacial com toda a tripulação. A Enterprise faria mais uma viagem intergalática
d) As revendedoras de automóveis estão equipando cada vez mais os automóveis para vender os automóveis mais caro. O cliente vai à revendedora de automóveis com pouco dinheiro e, se tiver de pagar mais caro pelo automóvel, desiste de comprar o automóvel, e as revendedoras de automóveis têm prejuízo.
e) Todos os anos dezenas de baleias encalham nas praias do mundo e até há pouco nenhum oceanógrafo ou biólogo era capaz de explicarpor que as baleias encalham nas praias do mundo. Segundo uma hipótese corrente, as baleias se suicidariam ao pressentir a morte, em razão de uma doença grave ou da própria idade, ou seja, as baleias praticariam uma espécie de eutanásia instintiva. Segundo outra hipótese corrente, as baleias se desorientariam por influência de tempestades magnéticas ou de correntes marinhas.
f) A multimídia é uma tecnologia que combina sons, imagens e textos. No futuro a multimídia apresentará recursos ainda mais sofisticados. Os preços dos equipamentos de multimídia tendem a ficar cada vez menores. Os preços dos equipamentos de multimídia continuarão inacessíveis para a maioria da população brasileira. O poder aquisitivo da maioria da população brasileira é baixo.
g) A jubarte é uma baleia que mede até 15 metros de comprimento. Ela chega a pesar 45 toneladas. Ela está ameaçada de extinção. Ela passou a ser vista no arquipélago de Abrolhos. O arquipélago de Abrolhos fica ao sul do litoral da Bahia.

(in: ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação2ª ed. São Paulo: Ática, 1990.)
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2) Corrija os defeitos de coesão que aparecem nestas frases:
a) Conheci Maria Elvira, onde me amarrei.
b) Ele sempre foi bom, porém honesto.
c) Os alunos não entenderam todos os assuntos. Assuntos estes que foram aprofundados.
d) Todos querem uma vaga na USP, mesmo sabendo que a USP faz exames de seleção rigorosos.
e) Eles fugiam da polícia. A polícia foi mais rápida e prendeu eles.
f) Há um grande número de pessoas que não entendem e não se interessam por política.
g) Lembrou-se que havia um bilhete. Bilhete este que desaparecera entre os velhos papéis da escrivaninha.

3) Os pronomes demonstrativos são alguns dos elementos que promovem coesão num texto. Preencha os espaços com aquele adequado ao contexto:

Crianças escravizadas

Explorar o trabalho de uma criança é sempre muito ruim. Mesmo assim, existem trabalhos infantis que são considerados piores. É o caso de crianças que são usadas como escravas junto com suas famílias.
Os donos de fazendas e empresas que fazem _________ cobram a comida e o aluguel dos
trabalhadores. Mas o dinheiro cobrado pela alimentação e moradia é sempre maior do que o salário que __________ fazendeiros pagam para ___________ pessoas. ____________ condições, os trabalhadores ficam sempre devendo. Para piorar, os fazendeiros não
deixam ninguém ir embora. Quem tenta fugir e não consegue apanha. Do mesmo modo que os antigos senhores de engenho do Brasil tratavam seus escravos. (FOLHINHA, Folha de S. Paulo, 28/2/98)

COESÃO (ou fator formal)
A coesão, efeito da coerência, manifesta se no plano linguístico e constrói-se por meio de
mecanismos gramaticais e lexicais.

Mecanismos gramaticais:
o conhecimento da gramática nos auxilia a produzir textos coesos.
Entre alguns dos recursos gramaticais que auxiliam a coesão estão os pronomes, conjunções, pontuação, crase, advérbios, a elipse, a concordância, a correl
ação entre os tempos verbais, a colocação daspalavras na frase, a pontuação
etc.
ØMecanismos lexicais:
a coesão lexical se dá, entre outros processos, pela reiteração, pela substituição e pela expansão lexical.
Øreiteração- repetição do mesmo item lexical;
Øsubstituição- nclui a sinonímia, a antonímia, a hiponímia e a hiperonímia e os nomes genéricos (coisa, negócio, gente, pessoa, lugar);
Øexpansões lexicais trazem para o texto novas informações sobre o termo substituído, marcando também o posicionamento ideológico do enunciador, pois as palavras não são neutras, manifestam intenções.

 Ex.: João Paulo II esteve em Varsóvia. Na capital da Polônia
o sumo Pontífice disse que a Igreja continua a favor do celibato clerical. // João Paulo II esteve em Varsóvia. Na cidade do odioso gueto, o mais recente aliado do capitalismo
disse que a Igreja continua a favor dessa excrescência que é o celibato clerical.

O texto abaixo, publicado na primeira página de um jornal de bairro da Zona Sul de São Paulo logo após os resultados do primeiro turno para eleição do prefeito da cidade, em 2000, exemplifica aspectos da  coerência e coesão:

“Os dois mais votados agora procuram adeptos para somarem votos. Na verdade àqueles que votaram no Alckmin e no Tuma, com certeza, vão votar no Maluf, pois pertencem a uma classe que não querem o
comunismo ou, pelo menos, que o prefeito seja conduzido pelos princípios que regem as diretrizes do PT.  Até na Rússia por terem sofrido barbaridades, impostas pelo sistema do comunismo, massacrante, autoritário, sem qualquer liberdade, o muro da vergonha foi derrubado, demonstrando a insatisfação de um povo sofredor, mas que mesmo assim até hoje sentem os reflexos do sistema.”

Esse texto não apresenta coerência porque não trata de um único assunto nem a informação da introdução foi desenvolvida (portanto não houve progressão semântica), houve, também, uma informação que contraria nosso conhecimento do mundo: o Muro da Vergonha ficava em Berlim (Alemanha) e não na Rússia. No plano linguístico, faltou-lhe coesão, pois a crase no
àqueles não remete a nada e não há correlação entre os termos pertencem/ querem/ classe
terem sofrido/ sentem/ povo. No segundo período, terem sofrido não tem sujeito explícito, portanto  o muro da vergonha é o sujeito dessa oração reduzida e o mas e o
mesmo assim marcam uma relação que não existe. Conclusão: texto mal estruturado, quejamais deveria ter sido publicado.

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